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quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Crianças espiritualmente inteligentes

É possível observar nas crianças a inteligência espiritual?
Segundo a autora do livro Inteligência Espiritual – O que podemos aprender com crianças espiritualmente precoces? – Marsha Sinetar – Edit. Butterfly, sim.
Ela os denomina de despertados precoces:...”Os meninos e as meninas a quem denomino precoces demonstram uma autoridade para integração que só pertence a eles. Essa idéia de união, essa paixão pela unidade, é a chave da inteligência espiritual. Há muito o que aprender com as crianças precoces, pois ter a consciência da unidade da vida é o próprio objetivo dela... No decorrer da História, as crianças com forte orientação espiritual demonstraram zelo pela independência. Também reuniram ideais de compaixão e “valores do ser”:alegria, humor, inventividade, beleza e veracidade. Os registros da vida de protegidos, líderes talentosos e tipos religiosos são prova de que com freqüência eles começaram desde a tenra idade, de modo consciente e concreto, a “seguir o Dom do Pai”. Vamos, de uma vez por todas, ver o absurdo da noção simplista e popular de que o estado mental de todas as crianças é vago e sonâmbulo até completarem uma idade mágica na vida adulta ou da noção de que toda tentativa de autonomia da criança é puramente uma obstinada revolta contra a autoridade.
Cada criança é única... Muitas delas são sábias, pequenas almas antigas, um fato normalmente reconhecido e observado pelos pais desde o século XI...Não quero dizer que todo lampejo de inspiração revela uma criança de “alma antiga”, mas sim que muitas crianças, talvez a maioria, conhecem a própria mente. Elas compreendem a bondade ou a virtude e, sabemos, podem antever o que é melhor para si mesmas. E mais: tal conhecimento lhes é útil e estimula o respeito próprio e um bom e vigoroso controle sobre a realidade... as crianças espiritualmente inteligentes não perdem o gosto pela vida à medida que amadurecem...Para essas crianças, a consciência unitiva, ou o sentido de unidade com o  sagrado, existe aqui e agora no campo da vida cotidiana mesmo com suas turbulências.”
A autora estabelece AS CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS ESPIRITUALMENTE INTELIGENTES:
“Na juventude, os indivíduos espiritualmente inteligentes têm muitas qualidades em comum, porém não igualmente evidentes em todos eles. Observando os jovens, aprendemos que as principais características da consciência elevada referem-se a uma percepção da unidade e abrangem:
- Consciência precisa de si mesmo, intuição, o poder do “eu sou”, ou autoridade interior.
Visão ampla do mundo: vêem os outros e a si mesmos como se fossem inter-relacionados; percebem, sem que lhes seja ensinado, que o cosmo é algo vivo e reluzente; têm o que é chamado de “luz subjetiva”.
Elevação moral, opiniões fortes, tendência ao deleite, “experiências de êxtase”, e/ou preferências estéticas.
Compreensão do lugar a que se dirigem: apresentam um senso de direção e destino; enxergam o possível (ou seja, o ideal sagrado ou completo) em meio a coisas da terra.
“Fome implacável” de interesses selecionados,muitas vezes levando a atividades solitárias ou de objetivo único; são geralmente altruístas ou desejam contribuir com outras pessoas.
Noções novas e “estranhas”; humor bem desenvolvido: perguntamos aos jovens “de onde vêm essas idéias?” e imaginamos se não se trata de almas antigas em corpos novos.
Percepção pragmática e eficaz da realidade, o que muitas vezes (mas nem sempre) leva a escolhas saudáveis e resultados práticos.
...Alguns dos jovens espiritualmente inteligentes causam problemas logo cedo. Não vamos julgar, por favor: não estamos falando de “melhores”. Estamos falando de diferentes. Divergentes. Jovens que se desviam das normas da maioria. Os despertados precoces com frequência rejeitam as diretrizes estabelecidas pela sociedade, muitas vezes negligenciando o que os adultos consideram valoroso para que obtenham o que amam.
As aulas podem parecer-lhes tão entediantes que mal conseguem tolerar a escola. Um ensino convencional pode cansá-los e frustrá-los. (Nem sempre). Talvez os colegas e os familiares não consigam entender suas necessidades emocionais mais básicas.  Essas crianças não obtêm bons resultados em testes padronizados....Como estudantes, têm um aproveitamento normal, ou abandonam a educação formal...”
Diante das colocações que a autora faz, podemos perceber a correlação com o texto anterior. Nele entendemos que a Inteligência Espiritual é que impulsiona o ser humano a procurar o sentido da vida, assim com tudo que se relaciona a ele. Nessa matéria, a autora nos traz características das crianças/jovens inteligentes espiritualmente desenvolvidas. Sua análise da questão demonstra exatamente a existência da alma, ou seja, do espírito porque são essas questões que fazem com que os seres com esse desenvolvimento não se adaptem, muitas vezes, ao sistema vigente e proponham inovações. Muitos personagens conhecidos no mundo são exemplos de pessoas com alto grau de QS (Inteligência Espiritual) e numa rápida análise, podemos perceber que eram diferentes da maioria desde crianças. Como ela cita, essas crianças não se saem bem em testes padronizados. Foi o que aconteceu com Einstein, que foi diagnosticado como um aluno medíocre e depois demonstrou o gênio que era. A precocidade está no entendimento de questões inerentes ao desenvolvimento dos valores espirituais, valores esses, que a maioria das pessoas acredita que somente na idade adulta é que podem e devem ser desenvolvidos.
As novas gerações têm já há algumas décadas surpreendido os pesquisadores. Utilizam o QS de maneira tão natural que não deixam dúvidas quanto às mudanças para melhor que ocorrerão no planeta.

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    obrigado pela visita e comentário. Adorei seu Blog, irei me demorar um pouco mais nele.

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